Inclusão
Escolar no Brasil
A inclusão é um movimento que
ocorre não apenas no Brasil, mas no mundo todo, diz respeito à luta das pessoas
com deficiência e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na
sociedade.
Em nosso país, a Lei nº 13.146,
de 6 julho de 2015, em seu capítulo IV trata sobre o direito à educação, como
se observa no artigo 27:
A educação constitui
direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em
todos os níveis e aprendizado ao longo da vida, de forma a alcançar o máximo
desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais,
intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades
de aprendizagem.
A partir do art.27, inicia-se
a presente reflexão, quem é responsável pelo atendimento desse público na
escola? Como é feita a inclusão? As pessoas com deficiência e seus familiares
estão sendo atendidas de forma adequada nas instituições escolares?
Também com respaldo na Lei nº
13.146, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é previsto, ou seja, as
pessoas com deficiência devem ser incluídas no ensino regular juntamente com os
demais colegas, recebendo atendimento especializado pelo AEE em seu turno
inverso.
Além de garantir condições de
acesso e permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de
serviços e recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras.
Entretanto,
de acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo
Ministério da Educação (MEC), o índice de inclusão de pessoas com deficiência
em classes regulares, o que é recomendado, passou de 85,5% em 2013 para 90,9%
em 2017. Apesar dos números, a maior parte dos alunos com deficiência não tem
acesso ao atendimento educacional especializado. Somente 40,1% conseguem
utilizar o serviço.
Observa-se que lei contempla o
direito das pessoas com deficiência. Todavia, a realidade das escolas ainda
merece a atenção de toda a sociedade para que se adapte e receba os alunos com
deficiência tal qual se assegura na legislação.
Tratando-se
das adaptações nas escolas, há muito a se fazer a fim de que se diminuam as
barreiras arquitetônicas e proporcionar o acesso adequado, ou seja, para que o
aluno transite de forma satisfatória dentro dos espaços como banheiros,
bibliotecas, refeitórios, entre outros. Segundo o Censo Escolar da Educação
Básica 2017, somente 46,7% das instituições de ensino médio apresentam
dependências adequadas para esse público. O banheiro adequado para pessoas com
deficiência só existe em 62,2% dessas escolas.
Observando
os dados divulgados, percebe-se que não basta comemorar o aumento do número de
matrículas para esse público. Cabe avaliar de que forma os alunos com deficiência
estão sendo acolhidos nas escolas, pois o que se vê é um inclusão falha em
muitos pontos.
Portanto,
cabe fiscalização por parte de toda a sociedade, para que assim, a inclusão das
pessoas com deficiência proporcione o desenvolvimento integral do indivíduo,
preparando-o para uma aprendizagem ao longo de sua existência.
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