segunda-feira, 25 de março de 2019





TEORIA DE WALLON

A teoria de Wallon baseia-se na ideia de que o desenvolvimento da criança está atrelado ao emocional e ela se desenvolve gradualmente. Os estudos do autor percebem a criança de forma contextualizada, considerando o ambiente e as trocas, a interação que essa mantém com as outras pessoas.
Nota-se que as trocas são essenciais para o desenvolvimento da pessoa, sendo que até os três anos de idade, a criança está imersa em um mundo cultural simbólico, e permanecerão envolvidas em um “sincretismo subjetivo”, como comenta Galvão (2000), sobre a teoria em estudo.
O primeiro sistema de comunicação expressiva do ser humano são as suas próprias emoções, sendo que esses processos comunicativo-expressivos ocorrem a partir da imitação. Com o passar do tempo, ocorre de forma lenta e gradual o desdobramento da capacidade de construir, isso se relacionando com outro, constrói-se a própria diferenciação, formando assim, a subjetividade.
Na teoria de Wallon há estágios de desenvolvimento, entretanto, diferencia-se de Piaget pelo fato de não acreditar que a criança se desenvolve de forma linear. O desenvolvimento ocorre por meio de crise. O autor acrescenta que não há crescimento sem conflitos. Em cada estágio há diferentes emoções, ou seja, o desenvolvimento é permeado por conflitos e a interação que são específicos em cada etapa.
Ressalta-se ainda, que a teoria Walloniana de desenvolvimento infantil propicia uma compreensão sobre as condutas individuais, sendo fonte de estudos para as escolas, visto que aponta a importância do papel do docente na formação do ser humano. A participação do docente permeia diferentes preocupações, sejam elas na busca de uma sociedade mais democrática, justa e solidária. A partir das atividades desenvolvidas pelo professor, ocorre a valorização do trabalho em equipe e a cooperação, tão importantes para o desenvolvimento de múltiplas inteligências.
O quadro a seguir destaca as fases da teoria desenvolvida por Wallon, importante mencionar que não há uma faixa etária limítrofe em cada uma delas, o estudioso acreditava no desenvolvimento dialético e interacionista.
Estágios da teoria de Wallon
ESTÁGIO IMPULSIVO-EMOCIONAL
Do nascimento aproximadamente até um ano de vida. Estágio predominantemente afetivo, a criança está imersa no mundo.
ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR E PROJETIVO
Três meses de idade até três anos de vida. A inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. Imitação e apropriação da linguagem.
ESTÁGIO DO PERSONALISMO
Dos três anos até os seis anos de idade. Formação da personalidade e da autoconsciência.
ESTÁGIO CATEGORIAL
Há a exaltação da inteligência sobre as emoções.
ESTÁGIO DA ADOLESCÊNCIA
Inicia-se por volta dos onze a doze anos. Ocorrem transformações físicas e psicológicas. A autoafirmação e o desenvolvimento sexual marcam essa etapa.


Importante dizer que o processo de aprendizagem sempre implica na passagem de um estágio para outro. O autor não especificou o final de cada um, porque não acreditava no final de cada um. Sendo assim, conforme a teoria de Wallon é o fato da aprendizagem não ocorrer de forma linear. É marcada por avanços, recuos e contradições, não há uma sucessão de estágios, mas sim, de desenvolvimentos que ocorrem de forma simultânea.

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