TEORIA
DE WALLON
A teoria de Wallon baseia-se
na ideia de que o desenvolvimento da criança está atrelado ao emocional e ela
se desenvolve gradualmente. Os estudos do autor percebem a criança de forma
contextualizada, considerando o ambiente e as trocas, a interação que essa
mantém com as outras pessoas.
Nota-se que as trocas são
essenciais para o desenvolvimento da pessoa, sendo que até os três anos de
idade, a criança está imersa em um mundo cultural simbólico, e permanecerão
envolvidas em um “sincretismo subjetivo”, como comenta Galvão (2000), sobre a
teoria em estudo.
O primeiro sistema de
comunicação expressiva do ser humano são as suas próprias emoções, sendo que
esses processos comunicativo-expressivos ocorrem a partir da imitação. Com o
passar do tempo, ocorre de forma lenta e gradual o desdobramento da capacidade
de construir, isso se relacionando com outro, constrói-se a própria
diferenciação, formando assim, a subjetividade.
Na teoria de Wallon há
estágios de desenvolvimento, entretanto, diferencia-se de Piaget pelo fato de
não acreditar que a criança se desenvolve de forma linear. O desenvolvimento ocorre
por meio de crise. O autor acrescenta que não há crescimento sem conflitos. Em
cada estágio há diferentes emoções, ou seja, o desenvolvimento é permeado por
conflitos e a interação que são específicos em cada etapa.
Ressalta-se ainda, que a
teoria Walloniana de desenvolvimento infantil propicia uma compreensão sobre as
condutas individuais, sendo fonte de estudos para as escolas, visto que aponta
a importância do papel do docente na formação do ser humano. A participação do
docente permeia diferentes preocupações, sejam elas na busca de uma sociedade
mais democrática, justa e solidária. A partir das atividades desenvolvidas pelo
professor, ocorre a valorização do trabalho em equipe e a cooperação, tão
importantes para o desenvolvimento de múltiplas inteligências.
O quadro a seguir destaca as
fases da teoria desenvolvida por Wallon, importante mencionar que não há uma
faixa etária limítrofe em cada uma delas, o estudioso acreditava no
desenvolvimento dialético e interacionista.
Estágios
da teoria de Wallon
ESTÁGIO IMPULSIVO-EMOCIONAL
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Do nascimento aproximadamente até um ano de
vida. Estágio predominantemente afetivo, a criança está imersa no mundo.
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ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR E
PROJETIVO
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Três
meses de idade até três anos de vida. A inteligência predomina e o mundo
externo prevalece nos fenômenos cognitivos. Imitação e apropriação da
linguagem.
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ESTÁGIO DO PERSONALISMO
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Dos três anos até os seis anos de idade.
Formação da personalidade e da autoconsciência.
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ESTÁGIO CATEGORIAL
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Há a exaltação da inteligência sobre as
emoções.
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ESTÁGIO DA ADOLESCÊNCIA
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Inicia-se por volta dos onze a doze anos.
Ocorrem transformações físicas e psicológicas. A autoafirmação e o
desenvolvimento sexual marcam essa etapa.
|
Importante dizer que o
processo de aprendizagem sempre implica na passagem de um estágio para outro. O
autor não especificou o final de cada um, porque não acreditava no final de
cada um. Sendo assim, conforme a teoria de Wallon é o fato da aprendizagem não
ocorrer de forma linear. É marcada por avanços, recuos e contradições, não há
uma sucessão de estágios, mas sim, de desenvolvimentos que ocorrem de forma
simultânea.
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