domingo, 5 de agosto de 2018



CONCEITUANDO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

De acordo com a leitura da pesquisa de Cunha (2004), a inovação pedagógica apresenta-se com um perspectiva positiva, é tudo aquilo que agrega, que olhe os objetos e os fenômenos de forma diferente. Conforme um dos professores a inovação está ligada a novas formas de pensar.
Para Cunha (1988), a inovação requer uma ruptura que permita a reconfiguração do conhecimento, indo além das regularidades propostas pela modernidade, ou seja, deve-se romper com os paradigmas, não se tratando apenas da inclusão de novidades, como também da tecnologia. Requer que se compreenda o conhecimento de outra forma.
Há de se mencionar que este rompimento não significa esquecer o passado, mas sim, os professores devem ver os sujeitos de outra forma, incluindo outros aspectos, tais como: a dimensão estética e outras racionalidades.
Outro aspecto observado no decorrer da leitura, diz respeito à resistência por parte dos professores. A formação dos professores está arraigada ao modelo tradicional, dessa forma, as inovações causam, por vezes, espanto e medo de se exporem.
Portanto, a inovação pedagógica consiste em uma nova forma de se pensar a educação na sua forma prática, requer que se abarque, além do uso da tecnologia, uma ciência que busque novos paradigmas, que possa incluir aspectos sociais, estéticos, uma nova forma de perceber o sujeito, nas suas diferentes dimensões. Isso requer que o professor busque por novas metodologias de trabalho a fim de tornar as aprendizagens mais significativas para os estudantes.


Conforme  Carbonell (2002), “Existe uma concepção que é bastante aceita no âmbito educacional, que define inovação como: um conjunto de intervenções, decisões e processos, com certo grau de intencionalidade e sistematização, que trata de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas” (p. 19). Conforme o autor, essa inovação visa desenvolver projetos, materiais pedagógicos, procedimentos de ensino e aprendizagem, exemplos didáticos e outras metodologias em sala de aula. Fomentar essas mudanças nas metodologias é necessário para que se consiga desafiar os alunos em sala de aula, assim possibilitando novas aprendizagens significativas.


Sou professora alfabetizadora, nas minhas aulas sempre me proponho a inovar, fazendo uso de diferentes recursos e tecnologias, planejando atividades dinâmicas, interativas e atraentes para os alunos, fazendo com que os mesmos sintam se entusiasmados, sendo assim protagonistas na construção do conhecimento.
 A escola dispõem de alguns recursos tecnológicos como sala digital, retroprojetor, arthur, lousa digital, rádios e sala de vídeo. A partir do meu planejamento estou sempre disposta a utilizar de  forma positiva e eficaz esses recursos visando sempre o melhor no desenvolvimento integral do aluno. Outros recursos utilizados por mim fazem parte da ludicidade, jogos, dinâmicas que envolvam os alunos e os ajudem na construção e assimilação de conteúdos importantes para essa faixa etária.


Referências:
CARBONELL, Juame. A aventura de inovar: a mudança na escola, tradução Faima Murad. Porto Alegre: Artimed Editora, 2002.

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