CONCEITUANDO
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
De acordo com a leitura da
pesquisa de Cunha (2004), a inovação pedagógica apresenta-se com um perspectiva
positiva, é tudo aquilo que agrega, que olhe os objetos e os fenômenos de forma
diferente. Conforme um dos professores a inovação está ligada a novas formas de
pensar.
Para Cunha (1988), a inovação
requer uma ruptura que permita a reconfiguração do conhecimento, indo além das regularidades
propostas pela modernidade, ou seja, deve-se romper com os paradigmas, não se
tratando apenas da inclusão de novidades, como também da tecnologia. Requer que
se compreenda o conhecimento de outra forma.
Há de se mencionar que este
rompimento não significa esquecer o passado, mas sim, os professores devem ver
os sujeitos de outra forma, incluindo outros aspectos, tais como: a dimensão
estética e outras racionalidades.
Outro aspecto observado no
decorrer da leitura, diz respeito à resistência por parte dos professores. A
formação dos professores está arraigada ao modelo tradicional, dessa forma, as
inovações causam, por vezes, espanto e medo de se exporem.
Portanto, a inovação
pedagógica consiste em uma nova forma de se pensar a educação na sua forma
prática, requer que se abarque, além do uso da tecnologia, uma ciência que
busque novos paradigmas, que possa incluir aspectos sociais, estéticos, uma
nova forma de perceber o sujeito, nas suas diferentes dimensões. Isso requer
que o professor busque por novas metodologias de trabalho a fim de tornar as
aprendizagens mais significativas para os estudantes.
Conforme Carbonell
(2002), “Existe uma concepção que é bastante aceita no âmbito educacional, que
define inovação como: um conjunto de intervenções, decisões e processos, com
certo grau de intencionalidade e sistematização, que trata de modificar atitudes,
ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas” (p. 19). Conforme
o autor, essa inovação visa desenvolver projetos, materiais pedagógicos,
procedimentos de ensino e aprendizagem, exemplos didáticos e outras
metodologias em sala de aula. Fomentar essas mudanças nas metodologias é
necessário para que se consiga desafiar os alunos em sala de aula, assim
possibilitando novas aprendizagens significativas.
Sou professora alfabetizadora, nas minhas aulas sempre me proponho a inovar, fazendo uso de diferentes recursos e tecnologias, planejando atividades dinâmicas, interativas e atraentes para os alunos, fazendo com que os mesmos sintam se entusiasmados, sendo assim protagonistas na construção do conhecimento.
A escola dispõem de alguns recursos tecnológicos como sala digital, retroprojetor, arthur, lousa digital, rádios e sala de vídeo. A partir do meu planejamento estou sempre disposta a utilizar de forma positiva e eficaz esses recursos visando sempre o melhor no desenvolvimento integral do aluno. Outros recursos utilizados por mim fazem parte da ludicidade, jogos, dinâmicas que envolvam os alunos e os ajudem na construção e assimilação de conteúdos importantes para essa faixa etária.
Referências:
CARBONELL, Juame. A aventura de inovar: a mudança na escola, tradução Faima Murad. Porto Alegre: Artimed Editora, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário