SÍNTESE
SOBRE A TEORIA DE JEAN PIAGET E LEV
VIGOTSKY
Tratando-se da teoria de
Piaget e Vygotsky pode-se dizer que apresentam diferenças no que diz respeito
aos aspectos externos. O primeiro acredita que ajuda externa é inviável para
detectar e possibilitar o desenvolvimento do indivíduo. Já o segundo, considera-as
fundamentais para o processo evolutivo.
Vygotsky apresenta uma argumentação
elaborada, demonstrando que a linguagem é um processo pessoal ao mesmo tempo social.
Em contrapartida, Piaget considera o desenvolvimento como o nível mental (retrospectiva).
Já o primeiro, centra-se na prospecção, acredita que no processo de formação há
a ajuda que influencia no desenvolvimento do sujeito, ou seja, na realização de
uma tarefa.
Outro ponto relevante a ser tratado
sobre a teoria da aprendizagem refere-se à forma como o indivíduo se
desenvolve. Enquanto, Vygotsky afirma que a potencialidades do indivíduo devem
ser consideradas no processo evolutivo. A teoria de Piaget trata de etapas as
quais os seres humanos passam, são mudanças ordenadas e previsíveis.
Piaget procurar fundamentar
uma teoria interacionista da formação do pensamento e da linguagem, não se atém
a explicação psicológica endógena da evolução do pensamento, pois recorre
simplesmente à interação social como elemento explicativo, ou seja, a aquisição
da linguagem e a interação social (troca e cooperação entre indivíduos)
explicam a evolução do pensamento e da linguagem.
Já a teoria Vygotskyana trata do
processo dialético contínuo, a troca, a interação com pessoas mais experientes
e com aspectos histórico-culturais contribuem para que se ativem processos
cognitivos e comportamentais. O autor destaca a coincidência de sua
hipótese com a hipótese explicativa de Piaget daquela época, pois para ele o
desenvolvimento da lógica na criança é uma função direta de sua fala
socializada.
Portanto, a partir das idéias
apresentadas, pode-se afirmar que Piaget privilegia a maturação biológica.
Enquanto Vygotsky o ambiente social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário