domingo, 5 de agosto de 2018


MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS


Trabalho em Dupla: Kasandra S. Oliveira e Josiane Leão

        

 Conversamos sobre o assunto, relatamos nossas vivencias individuais, entrando em consenso e realizando conexões. Nós deparamos com alguns pontos importantes compartilhados por nós, na mesma época, porém em localidades diferentes. As tecnologias utilizadas eram o livro didático, o quadro verde com giz, globo terrestre, mapas, revistas e jornais para recortes e confecção de cartazes, rádio, microscópio, folhas mimeografadas, utilizando a biblioteca da escola ou do município para pesquisa e produção de trabalhos e o caderno utilizado para registro.
Tínhamos aula geralmente na mesma sala de aula, na qual estavam expostos mapas e cartazes respectivos as nossas aprendizagens.  Eventualmente tínhamos aula no laboratório da escola, bem como na sala de vídeo na qual olhávamos algum filme (fita cassete). Realizamos muitos passeios para sistematizar alguns conhecimentos, como ida ao zoológico e museus que relatavam a história do município. Os professores planejavam algumas atividades variadas a contento, mas ficavam na maioria das vezes presos as aulas de explanações transferindo conhecimentos e os alunos registravam no caderno, após realizavam exercícios de fixação nos livros didático.
  Atualmente a maioria das escolas disponham de algumas tecnologias tais como: lousa digital, DVD, retroprojetor, computadores, Arthur, tablet, impressoras, câmera digital, filmadora, celular, caixas de som, etc que deveriam auxiliar no planejamento diferenciado do professor, bem como na execução do mesmo, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. Porém, nota-se um despreparo, no que diz respeito a uma parcela generosa, dos profissionais da educação para lidar com essas modernidades. O resultado desse despreparo são evasões, desmotivação e repetências. Já os professores que incorporam essas tecnologias em suas aulas de forma correta e produtiva, tem um ganho considerável quando envolve os alunos fazendo com que se desenvolvam de forma prazerosa realizando diferentes conexões. A participação, colaboração e entusiasmo dos alunos fazem a diferença transformando essa aula em algo atrativo e acolhedor já que esta geração ” nasceu em meio a utilização dessas tecnologias”, sentindo se em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário