MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS
Trabalho em Dupla: Kasandra S. Oliveira e
Josiane Leão
Conversamos sobre o assunto, relatamos nossas vivencias individuais,
entrando em consenso e realizando conexões. Nós deparamos com alguns pontos
importantes compartilhados por nós, na mesma época, porém em localidades
diferentes. As tecnologias utilizadas eram o livro didático, o quadro verde com
giz, globo terrestre, mapas, revistas e jornais para recortes e confecção de
cartazes, rádio, microscópio, folhas mimeografadas, utilizando a biblioteca da
escola ou do município para pesquisa e produção de trabalhos e o caderno utilizado
para registro.
Tínhamos aula geralmente na
mesma sala de aula, na qual estavam expostos mapas e cartazes respectivos as
nossas aprendizagens. Eventualmente tínhamos aula no laboratório da
escola, bem como na sala de vídeo na qual olhávamos algum filme (fita cassete).
Realizamos muitos passeios para sistematizar alguns conhecimentos, como ida ao
zoológico e museus que relatavam a história do município. Os professores
planejavam algumas atividades variadas a contento, mas ficavam na maioria das
vezes presos as aulas de explanações transferindo conhecimentos e os alunos
registravam no caderno, após realizavam exercícios de fixação nos livros
didático.
Atualmente a maioria das escolas disponham de algumas tecnologias tais como:
lousa digital, DVD, retroprojetor, computadores, Arthur, tablet, impressoras,
câmera digital, filmadora, celular, caixas de som, etc que deveriam auxiliar no
planejamento diferenciado do professor, bem como na execução do mesmo, tornando
as aulas mais interativas e dinâmicas. Porém, nota-se um despreparo, no que diz
respeito a uma parcela generosa, dos profissionais da educação para lidar com
essas modernidades. O resultado desse despreparo são evasões, desmotivação e
repetências. Já os professores que incorporam essas tecnologias em suas aulas
de forma correta e produtiva, tem um ganho considerável quando envolve os
alunos fazendo com que se desenvolvam de forma prazerosa realizando diferentes
conexões. A participação, colaboração e entusiasmo dos alunos fazem a diferença
transformando essa aula em algo atrativo e acolhedor já que esta geração ”
nasceu em meio a utilização dessas tecnologias”, sentindo se em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário