domingo, 21 de janeiro de 2018

Inclusão


AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR

A Política Nacional da educação, entre outras recomendações, assegura que as crianças com deficiência devem estudar em escolas regulares, sendo que o currículo, assim como a avaliação não devem ser adaptados, há a necessidade de que toda a escola, toda a turma se adapte a essa nova realidade.

O aluno com deficiência deve estar junto, participando e aprendendo com os outros colegas, para isso, os professores necessitam proporcionar a todos um ensino que lhes permita o compartilhamento, a troca de ideais, seja através de trabalhos em grupo, com projetos, etc. Compreende-se que dessa forma, haverá a possibilidade da inclusão do aluno, bem como a adaptação de todos a essa nova realidade.

A escola, além de receber o aluno na classe regular de ensino, deverá proporcionar a ele, em turno inverso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), também contemplado como obrigatório em todas as escolas. Nesse ponto há a questão que muitos professores comentam, a falta de formação dos professores do ensino regular para atender as crianças com deficiência. Entretanto, é no AEE, que o aluno terá a complementação ou suplementação para sua formação. Esse atendimento pode ser realizado nas salas de recursos, onde professores especializados poderão lhes ensinar braile, mobilidade, texto digitalizado, libras, entre outras, objetivando a formação e o desenvolvimento do aluno com deficiência, para que assim, ele possa participar plenamente da sociedade, assim como desenvolver a sua aprendizagem.

Portanto, percebe-se que a legislação já existe, há a necessidade de uma maior divulgação dos direitos das crianças com deficiência, assim como, deve ocorrer uma maior participação de toda a comunidade escolar, de toda a escola, para que possam atender de forma adequada todas as crianças.




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