AS
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR
A Política Nacional da
educação, entre outras recomendações, assegura que as crianças com deficiência
devem estudar em escolas regulares, sendo que o currículo, assim como a
avaliação não devem ser adaptados, há a necessidade de que toda a escola, toda
a turma se adapte a essa nova realidade.
O aluno com deficiência deve
estar junto, participando e aprendendo com os outros colegas, para isso, os
professores necessitam proporcionar a todos um ensino que lhes permita o
compartilhamento, a troca de ideais, seja através de trabalhos em grupo, com
projetos, etc. Compreende-se que dessa forma, haverá a possibilidade da
inclusão do aluno, bem como a adaptação de todos a essa nova realidade.
A escola, além de receber o
aluno na classe regular de ensino, deverá proporcionar a ele, em turno inverso,
o Atendimento Educacional Especializado (AEE), também contemplado como
obrigatório em todas as escolas. Nesse ponto há a questão que muitos
professores comentam, a falta de formação dos professores do ensino regular
para atender as crianças com deficiência. Entretanto, é no AEE, que o aluno
terá a complementação ou suplementação para sua formação. Esse atendimento pode
ser realizado nas salas de recursos, onde professores especializados poderão
lhes ensinar braile, mobilidade, texto digitalizado, libras, entre outras,
objetivando a formação e o desenvolvimento do aluno com deficiência, para que
assim, ele possa participar plenamente da sociedade, assim como desenvolver a
sua aprendizagem.
Portanto, percebe-se que a
legislação já existe, há a necessidade de uma maior divulgação dos direitos das
crianças com deficiência, assim como, deve ocorrer uma maior participação de
toda a comunidade escolar, de toda a escola, para que possam atender de forma
adequada todas as crianças.
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