Um
novo olhar para a diversidade: possibilidades de mostrar o diferente

A lei 11.645/2008 trata da
obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena,
essa lei vem ao encontro da necessidade de abordar sobre a diversidade cultural
existente em nosso país, ponto fundamental para que se diminuam e os
preconceitos e se desfaçam as ideias errôneas que se fazem diante do
desconhecido.
Ao tratar sobre a cultura
indígena, remeto-me as minhas aulas de história e todas as percepções que tive
sobre o que é ser índio, “é aquela que se pinta, que anda nu, mora em oca e
dança”. Essa visão construiu-se na educação formal que tive ao longo da vida,
mas o que mais lembro foram as questões de preconceito que foram se construindo
ao longo de minha formação informal, longe dos bancos escolares. O índio visto
como “aquele que não gosta de trabalhar, só sabe fazer artesanato, só sabe
falar português”.
No entanto, a fim de
aprofundar meu conhecimento e mudar minhas concepções, a partir de leituras e
assistir diferentes documentários, percebi que há muito para se tratar em sala
de aula, a partir de projetos que podem ser organizados no decorrer do ano
letivo.
O que torna bastante
importante é tratar sobre o índio não de uma forma genérica como fomos
acostumados, há algumas semelhanças, tanto física e culturalmente, há índios de
cabelos lisos, cacheados, altos e baixos. Outra diferença bastante importante
refere-se ao idioma, são mais de 180 línguas faladas no Brasil, sem contar os
dialetos. Assim como há vários povos em diferentes Estados como os guaranis,
ticunas, caingangue, macuxi, xavantes, entre outros.
Um fato que também pode ser
ressaltado entre os alunos, são as questões ditas como modernas no que tange à
preservação da natureza. Os índios que vivem em sua aldeia buscam sintonia com
a mata, um exemplo claro, diz respeito a necessidade de buscar material dentro
da floresta, antes de entrarem eles pedem licença, demostrando todo o respeito
à natureza. Observa-se que muitos hábitos que se consolidaram em nossa
sociedade são de origem indígena, como: tomar banho todos os dias, comer peixe,
farinha, entre outros.
Dessa forma, há inúmeras
possibilidades de realizar projetos que tratem sobre os povos indígenas, é uma
forma dos alunos conhecerem e respeitarem. Sem contar que isso nos dá a
possibilidade de como professores, lançarmos um olhar sobre tudo aquilo que nós
também não conhecemos.
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