domingo, 21 de janeiro de 2018

Diversidade



Um novo olhar para a diversidade: possibilidades de mostrar o diferente


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A lei 11.645/2008 trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, essa lei vem ao encontro da necessidade de abordar sobre a diversidade cultural existente em nosso país, ponto fundamental para que se diminuam e os preconceitos e se desfaçam as ideias errôneas que se fazem diante do desconhecido.

Ao tratar sobre a cultura indígena, remeto-me as minhas aulas de história e todas as percepções que tive sobre o que é ser índio, “é aquela que se pinta, que anda nu, mora em oca e dança”. Essa visão construiu-se na educação formal que tive ao longo da vida, mas o que mais lembro foram as questões de preconceito que foram se construindo ao longo de minha formação informal, longe dos bancos escolares. O índio visto como “aquele que não gosta de trabalhar, só sabe fazer artesanato, só sabe falar português”.

No entanto, a fim de aprofundar meu conhecimento e mudar minhas concepções, a partir de leituras e assistir diferentes documentários, percebi que há muito para se tratar em sala de aula, a partir de projetos que podem ser organizados no decorrer do ano letivo.

O que torna bastante importante é tratar sobre o índio não de uma forma genérica como fomos acostumados, há algumas semelhanças, tanto física e culturalmente, há índios de cabelos lisos, cacheados, altos e baixos. Outra diferença bastante importante refere-se ao idioma, são mais de 180 línguas faladas no Brasil, sem contar os dialetos. Assim como há vários povos em diferentes Estados como os guaranis, ticunas, caingangue, macuxi, xavantes, entre outros.

Um fato que também pode ser ressaltado entre os alunos, são as questões ditas como modernas no que tange à preservação da natureza. Os índios que vivem em sua aldeia buscam sintonia com a mata, um exemplo claro, diz respeito a necessidade de buscar material dentro da floresta, antes de entrarem eles pedem licença, demostrando todo o respeito à natureza. Observa-se que muitos hábitos que se consolidaram em nossa sociedade são de origem indígena, como: tomar banho todos os dias, comer peixe, farinha, entre outros.

Dessa forma, há inúmeras possibilidades de realizar projetos que tratem sobre os povos indígenas, é uma forma dos alunos conhecerem e respeitarem. Sem contar que isso nos dá a possibilidade de como professores, lançarmos um olhar sobre tudo aquilo que nós também não conhecemos.


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