Graduação
para professores indígenas
Após inúmeras reflexões sobre
afirmação de identidades, étnicas, valorização do idioma, entre tantas outras
questões que envolvem os índios. A graduação de para professores indígenas
surge como uma perspectiva de melhoria na qualidade de vida de todas as aldeias
em diferentes estados do Brasil.
Segundo a Secad/MEC, desde de
2003 vem surgindo ações para impulsionar a formação de professores indígenas em
nível superior, habilitando-os para que assim desenvolvessem atividades de
docência nos anos finais do ensino fundamental, bem como no ensino médio.
Compreende-se que muitas famílias
saiam de suas aldeias a fim de que seus filhos tivessem a possibilidade de
estudar, porém ao chegar nas pequenas cidades, havia uma dificuldade de
adaptação, o aumento da pobreza, perda do convívio familiar, entre tantos
outros problemas.
Contemplando a meta 17 do Plano
Nacional da Educação, houve nos últimos dez anos, a formação ou está ainda em
andamento a formação de 8.000 professores em diferentes estados do Brasil,
segundo o MEC.
Dessa forma, há a necessidades
que reforcem as atividades de inclusão no ensino superior de diferentes
indivíduos a fim de que eles possam obter uma formação em licenciatura e possam
trabalhar em suas aldeias, ou em locais mais próximos, com a intenção de
resguardar a cultura indígena, o seu idioma, suas crenças e religião.
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