domingo, 21 de janeiro de 2018

Ética na Escola



A ética no dia a dia da escola

Quando se pensa tratar de filosofia na escola, passo a refletir sobre a ética, ela refere-se às ações do indivíduo, pode-se pensar sobre como o meu agir, reflete no comportamento do outro. Se as minhas ações são pautadas no egoísmo, por exemplo, sem pensar no outro, principalmente na escola, um lugar onde se deve respeitar a coletividade, cria-se um ambiente de conflitos que se não discutidos podem acarretar problemas mais sérios de convivência futuramente.

Diferentes atividades podem ser realizadas, destacando aspectos do cotidiano, por exemplo, em educação ambiental, pode-se iniciar com diferentes questionamentos para os alunos: -Se costumas atirar papel no chão, sem se preocupar com o ambiente onde eu estudo, estou sendo ético? Quando uma pessoa utiliza água de uma maneira exagerada, essa ação está sendo adequada? Ou ainda, tratar de relações humanas: As pessoas que sentam em bancos preferenciais, “furam filas”, estão tendo atitudes adequadas?]

Acredita-se que compreender conceitos de ética, sem contextualizá-las com o cotidiano dos alunos, sem fazer com que eles reflitam, não causa o efeito esperado, ou seja, buscar a conscientização que vivemos em sociedade, e as atitudes que eles tomam causam um impacto na vida do outro.

Portanto, filosofar é fazer pensar, refletir, e os conceitos a serem trabalhados devem ir ao encontro de questões sociais importantes, como a preservação do meio ambiente e o meu agir, o tratamento dispensado aos meus colegas, professores e funcionários são atitudes éticas? Sim, é uma tarefa muito difícil de conscientização sobre si mesmo e o mundo que nos rodeia, mas que não podem passar despercebidos, nem pelos alunos, nem por professores, e a escola apresenta um papel bastante importante na formação integral do aluno, essa pautada na ética e no respeito ao outro.



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