A
ética no dia a dia da escola
Quando
se pensa tratar de filosofia na escola, passo a refletir sobre a ética, ela refere-se
às ações do indivíduo, pode-se pensar sobre como o meu agir, reflete no
comportamento do outro. Se as minhas ações são pautadas no egoísmo, por
exemplo, sem pensar no outro, principalmente na escola, um lugar onde se deve
respeitar a coletividade, cria-se um ambiente de conflitos que se não
discutidos podem acarretar problemas mais sérios de convivência futuramente.
Diferentes
atividades podem ser realizadas, destacando aspectos do cotidiano, por exemplo,
em educação ambiental, pode-se iniciar com diferentes questionamentos para os
alunos: -Se costumas atirar papel no chão, sem se preocupar com o ambiente onde
eu estudo, estou sendo ético? Quando uma pessoa utiliza água de uma maneira
exagerada, essa ação está sendo adequada? Ou ainda, tratar de relações humanas:
As pessoas que sentam em bancos preferenciais, “furam filas”, estão tendo
atitudes adequadas?]
Acredita-se
que compreender conceitos de ética, sem contextualizá-las com o cotidiano dos
alunos, sem fazer com que eles reflitam, não causa o efeito esperado, ou seja,
buscar a conscientização que vivemos em sociedade, e as atitudes que eles tomam
causam um impacto na vida do outro.
Portanto,
filosofar é fazer pensar, refletir, e os conceitos a serem trabalhados devem ir
ao encontro de questões sociais importantes, como a preservação do meio
ambiente e o meu agir, o tratamento dispensado aos meus colegas, professores e
funcionários são atitudes éticas? Sim, é uma tarefa muito difícil de
conscientização sobre si mesmo e o mundo que nos rodeia, mas que não podem
passar despercebidos, nem pelos alunos, nem por professores, e a escola
apresenta um papel bastante importante na formação integral do aluno, essa
pautada na ética e no respeito ao outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário