Mitos
sobre as pessoas com deficiência
Quando se inicia a estudar e
trabalhar com crianças que apresentam alguma deficiência, percebe-se que muitas
ideias que tínhamos sobre o comportamento delas é errôneo, ou seja, se criam
mitos que permeiam as nossas ideias.
Partimos, primeiramente, do
estranhamento e nos surpreendemos quando, ao trabalhar com alunos com
deficiência, eles nos mostram que são capazes de aprender, eles superam nossas
expectativas. O que é grandioso para todo e qualquer professor que tem essa
possibilidade de trabalhar com essas crianças especiais.
Assim, citam-se alguns mitos
que são e devem quer quebrados não apenas pelos professores, mas por todas as
pessoas:
-Todo o surdo é mudo;
-Todo o cego tem tendência a
música;
-Deficiência é sempre fruto
de herança familiar;
-As pessoas com
“necessidades especiais” são eternas crianças;
-Deficiência não é carma,
nem castigo divino;
-Todo o deficiente
intelectual é dependente.
A partir desses exemplos,
pode-se dizer que os nossos conceitos precisam ser revistos, hoje a legislação
vem se adequando para que se desenvolva um trabalho mais adequado com essas
crianças, um grande avanço foi a inclusão nas escolas de ensino regular, com
atendimento em turno inverso nos AEEs, com salas de recursos necessários para
complementar o trabalho do professor. Sabe-se que ainda não é uma realidade em
todas as escolas, mas um grande avanço para que todas as crianças tenham um
futuro melhor e mais digno.
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